Pular para o conteúdo principal

Morar nas Ruas

Será que podemos ter alguma ideia do que realmente seria não ter uma casa para morar, sendo que já somos acostumados com o aconchego do nosso lar, da nossa cama, das facilidades de acesso à informação por meio dos celulares, computadores, TV's, tablet's, etc. ?
Como será que tem sido nosso pensamento em relação àquelas pessoas que não tem uma moradia
?
Como tem sido o nosso olhar diante da visualização desse FATO SOCIAL que é a população sem moradia no nosso País
?
Seria um olhar condenatório, um olhar de desprezo ou um olhar questionador com uma visão ampliada dos valores impressos pela sociedade por meio de uma iniciativa de querer saber o porquê daquela pessoa estar ali, largada, jogada a esmo, em diversos logradouros públicos... se foi por causa de uma falta de planejamento e acabou perdendo seus bens materiais, suas condições financeiras de manter uma moradia para si em conjunto de sua família, ou se foi por algum vício de drogas, enfim, qual tem sido o nosso olhar em todo o caso? Temos generalizado as coisas e acabamos perdendo o sentimento de querer mudar as coisas?
 Segundo Pesquisas a cidade do Rio de Janeiro possui cerca de 4.585 pessoas morando nas ruas, entre a população em referência predominam as pessoas do sexo masculino (82%), com idade entre 25 e 44 anos (53%) e que nunca estudaram ou não concluíram o ensino fundamental (63,5%). Em relação à cor, 39,1% são pardos, 27,9% negros, 29,5% brancos, 1,3% indígenas, 1% amarelo oriental e 1,2% de cor não identificada.
 É impossível observar estes dados e não ficar de certo modo chocado!
Em âmbito de Brasil o IBGE nos mostra um resultado triste, cerca de 1% da população total dos habitantes (192 milhões) estão morando em logradouros Públicos. Temos aproximadamente 1,9 milhões de pessoas morando nas ruas.
Para termos uma ideia, a população TOTAL do Timor Leste é de 1,1 milhões de habitantes.
Temos uma população moradora de rua maior que a população total de MUITOS países, perderia horas enumerando todos.
Mas a pergunta que não quer calar, POR QUE eles estão lá?
Falta de opção? Desinteresse próprio? Drogas? Brigas familiares 
 Uma pesquisa em algumas cidades do País feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome nos revela que os principais motivos pelos quais essas pessoas passaram a viver e morar na rua se referem aos problemas de alcoolismo e/ou drogas (35,5%); desemprego (29,8%) e desavenças com familiares (29,1%). A pesquisa põe em xeque a noção de que moradores de rua são pessoas que abandonaram suas cidades de origem e não mantêm nenhum vínculo familiar.  
E outro fato que quero destacar desta mesma pesquisa é que apenas 15,9% desses entrevistados vivem de esmolas enquanto que outros 70,9% exercem alguma atividade remunerada para manter a subsistência. 
São pessoas como eu e você. 
Não devemos olhá-las com desprezo, nem mesmo julgá-las culpadas por estarem ali. 
É bem verdade que existem os aproveitadores, que já adquiriram maus hábitos como roubar pessoas nas ruas, agirem como total hostilidade quando se encontram em meio as pessoas em redor, eu mesmo um dia desses quase que perdi meu cordão enquanto descia do ônibus em direção ao meu trabalho, havia um grupo de jovens que entraram clandestinamente no ônibus e ficaram na parte de trás do mesmo, e no momento que fui descer no ponto um deles tentou puxar, mas eu consegui segurar antes de arrebentar e sair do ônibus. 
Eu poderia generalizar a minha visualização dessa atitude em todos os que vejo deitados nas ruas e mendigando esmolas por aí a fora, mas eu tento pensar que até mesmo esse jovem precisa de uma ajuda, de um conhecimento, de uma internalização das regras vividas por nós. 
Podemos fazer diferente, sim. 
Podemos agir de forma coerente ao que diz a nossa bandeira (ORDEM E PROGRESSO).
Temos tido um pseudo-crescimento, apenas em números, mas uma população cada vez mais deteriorada em conhecimentos. 
Precisamos mudar isso!


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avanço tecnológico e seus aspectos positivos e negativos.

 Atualmente vivemos em um tempo onde a informação é passada de maneira muito instantânea, muito rápida, muito eficiente e que consegue chegar em quase todos os lugares. Ainda existem lugares que não tem essa facilidade de chegada de informações, mas são muito poucos.  Hoje em dia a maioria dos jovens está conectada na internet quase que 24Hrs por dia, afinal hoje possuímos essa tecnologia avançada capaz de poder fazer com que utilizemos a internet através de nossos celulares, por mais simples que sejam.  Como resultado positivo, temos milhares de facilidades, afinal podemos estar conectados aos nossos e-mail's, para trabalho, estudo ou algo do tipo, podemos estar conectados em alguma rede falando com algum familiar que esteja em algum lugar longe e diversas outras coisas que, há algum tempo atrás, só poderíamos fazer em nossas casas, de frente para o computador, e mesmo assim, limitadamente. Pode-se também incluir nos resultados positivos, a facilidade para poder estudar, com div

Será que nos mostramos ao mundo como realmente somos, ou temos usado de máscaras para fazer parte do padrão que se pede em determinados lugares?

 Personalidade, uma palavra que certamente podemos afirmar que hoje em dia raramente tem se encontrado nas pessoas. Pessoas que vivem de momentos, vivem seguindo a modinha atual, que são guiadas não por aquilo que querem para si, mas sim por meros conselhos de pessoas que, na maioria das vezes, encontram-se com menos sabedoria do que ela própria. Buscam conselhos onde só saem coisas fúteis, procuram ajuda onde só vão encontrar mais problemas para se enrolarem mais ainda. Acredito que a personalidade é algo imprescindível na vida de qualquer pessoa nessa sociedade contemporânea, por isso se temos, devemos mantê-la ativa, fazendo aquilo que desejamos por nós mesmos e não por uma simples ideia de alguma pessoa que pode não fazer a menor ideia do que está falando. Alguém para pedir conselhos, ajuda, força e direção? Peça a Deus! Conte também com amigos, mas AMIGOS, não colegas. E mesmo assim ainda peça a direção de Deus. Agora se ainda não temos essa personalidade, esse caráter próprio, es

O crescimento gradual

 Ao falarmos em crescimento, logo pensamos em "crescer, aparecer, tornar-se visível, subir, evoluir..." entre outros significados, porém as palavras "diminuir, baixo, descer, aprofundar" quase nunca aparecem em nossas mentes. Porque vivemos em um tempo acostumado apenas com um "crescimento" descontrolado e totalmente sem nenhum planejamento. Mas como assim um "crescimento" sem planejamento? É meio que uma antítese essa afirmação não é? Para mim são totalmente opostas essas afirmações, para mim, crescer deve estar sempre ao lado de planejar. Crescimento sem planejamento gera uma alegria momentânea e uma comemoração durante um curto período de tempo, porém pode trazer consequências GRAVÍSSIMAS lá na frente.   Podemos classificar o crescimento em dois tipos: o quantitativo e o qualitativo. O crescimento quantitativo é muito importante para as nossas vidas, pois através desse crescimento conseguimos obter um avanço na quantidade de coisas que visa